http://www.kotaku.com.br/
Atualizado: 13/08/2012 | Por Marcus Oliveira- http://www.kotaku.com.br/

Está na hora de FIFA ter futebol feminino?

Petição pede para que a Electronic Arts coloque o futebol feminino em campo na série FIFA.


Futebol feminino.

Futebol feminino.

No Brasil, o futebol feminino não anda muito bem das pernas, mas nos Estados Unidos, que levou o ouro olímpico na modalidade, a popularidade do esporte está aumentando bastante. Tanto que já existe uma petição para que a Electronic Arts passe a colocar as garotas em campo na série FIFA.

No momento, a petição organizada no site Change.org conta com mais de 2.800 assinaturas. Um trecho do manifesto:

“O Departamento de Estado dos EUA diz que mais de 40% dos jogadores de futebol dos EUA são mulheres. Ao oferecer apenas equipes masculinas como opções jogáveis no FIFA, não estamos apenas negando a essas garotas a chance de se relacionar com os personagens que interpretam no videogame, mas também estamos desperdiçando uma grande oportunidade para incentivar essas mesmas meninas a desenvolver a sua paixão e promover uma imagem saudável da relação entre mulheres e esportes.”"

Nós já sabemos que esse tipo de petição pode funcionar. A pressão popular “mudou” o final de Mass Effect 3,Dark Souls vai ganhar uma versão para PC pelo mesmo motivo. Mas, nesse caso, parece que as coisas não são tão simples assim. Pelo menos foi o que afirmou David Rutter, produtor executivo da série FIFA, em resposta ao site CVG:

“Recebemos milhares e milhares de sugestões de nossos fãs para novos recursos e temos que avaliar essas sugestões, tais como a inclusão de mulheres no jogo, contra os nossos recursos, prioridades e feedback dos fãs em geral. No momento, nós não temos planos para incluir mulheres no jogo.”

Incluir o futebol feminino no FIFA com certeza abriria novos mercados para a EA, mesmo que esses não sejam ainda muito grandes. Mas a situação não é tão simples assim, tecnicamente falando, e não é só no futebol que os games tratam só do lado masculino da brincadeira. Poucos jogos de esportes em equipe têm versões masculinas e femininas, e o único jogo de vôlei feminino conhecido era só uma desculpa para testar novas tecnologias para a física independente de peitos balançando nos biquínis.

E simplesmente adicionar “skins” de jogadoras femininas por cima do futebol masculino seria, no mínimo, tão problemático quanto deixar as meninas de fora. O ideal seria um novo jogo só para elas. Mulheres andam, correm, chutam e gingam de maneira bem diferente dos homens (sem contar os cabelos, que ainda são um problema em jogos de futebol). Se a Shepard mulher de Mass Effect já era uma aberração porque a captura de movimentos do herói foi feita apenas com um homem, imagine 11 dessas bizarrices correndo num campo de futebol.

Enquanto isso, FIFA 13 chega em 25 de setembro, com Thiago Leifert e detector de xingamentos, mas sem futebol feminino – e talvez seja melhor mesmo esperar um pouco mais.

[CVG, em inglês]

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

Você já viu?

  • Forbes

    Celebridades mais poderosas do planeta esbanjam com as suas mansões; conheça aqui

  • Rihanna no Rio

    Cantora curtiu final da Copa no melhor estilo; confira a passagem da estrela pelo Brasil

  • Futuro do Brasil

    Confira 23 jogadores que podem aparecer na reformulação da seleção brasileira para a Copa

  • Moda

    Fernanda Lima aposta em vestido coladinho e decotado; veja escolhas das famosas na semana

  • Força da natureza

    Ondas gigantescas assustam pessoas; veja fotos incríveis da fúria do mar em todo mundo

Shopping